Entre os dias 21 e 23 de Junho de 2023, realizou-se a Conferência Anual do Sector Privado de Moçambique (CASP), que incluiu uma sessão dedicada às oportunidades de negócio resultantes do Acordo de Parceria Económica (APE) entre a SADC e a União Europeia (UE), do qual Moçambique é signatário. Foi uma sessão onde se explorou o potencial de crescimento para as empresas moçambicanas que pretendam importar da ou exportar para a UE. A sessão foi organizada pelo Promove Comércio, um projecto financiado pela União Europeia em Moçambique, e foi co-facilitada pela equipa da SETA: Samuel Zita (Sócio-Gerente) e Mateus Chale (Consultor Associado).
No âmbito deste projecto, foram desenvolvidos dois instrumentos importantes para orientar as entidades públicas e privadas. O primeiro é o “Toolkit para Utilizar e Implementar o Acordo de Parceria Económica (APE) entre Moçambique e a União Europeia (UE)”, destinado às entidades públicas com o mandato de apoiar o sector privado no dia-a-dia. O segundo instrumento é o “Guia de Exportação – Como Exportar com Sucesso para o Mercado Europeu a partir de Moçambique”, especialmente concebido para o sector privado com interesse no mercado da UE. Este guia fornece informações práticas ajudando as empresas moçambicanas com ferramentas úteis ligadas às oportunidades oferecidas pelo mercado europeu.
XVIII CONFERÊNCIA ANUAL DO SECTOR PRIVADO: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO MOÇAMBIQUE – UNIÃO EUROPEIA, NO ÂMBITO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE PARCERIA ECONÓMICA